Pular para o conteúdo principal

Resenha Livro: O retrado de Dorian Grey - Oscar Wilde

   Esse livro é um Clássico da literatura, através dele podemos ver como a natureza humana pode ser vil, egoísta e superficial. A história em sim não é fantástica, mas a escrita é totalmente filosófica e faz o leitor pensar o tempo inteiro. É o tipo de livro que você precisa ler cada parágrafo com atenção e analisar o conteúdo, para não perder o foco. 

   Dorian um jovem meigo, delicado, suave e com  caráter encantador, que fascinou o pintor Basil Hallward. A sua “veneração” pelo jovem foi  tamanha, que o fez criar a obra de arte com a mais divina perfeição, deixando o intrigante Lord Henry curioso sobre o modelo de Basil. A explicação dele para com o amigo foi confusa, mas deixou clara que os sentimentos que nutria eram muito mais profundos e isso o inspirava a pintar com uma paixão arrebatadora.

   Através de Basil, Dorian é apresentado Lord Henry, que com sua perspicácia logo adquire um interesse pelo jovem e sua beleza. Contudo a sua natureza destrutiva e a capacidade de convencimento através de uma oratória impecável, acabou corrompendo a natureza ingênua, quase infantil, de Dorian. O jovem passa a ver o lado prático da vida e deseja que a sua beleza dure para sempre. Enquanto o amigo pintor finaliza o quadro, ele coloca todo o fervor o desejo de nunca envelhecer, ficar feio, desgastado, fraco e perder toda a suavidade e beleza que lhe conferem notoriedade.

   Lorde Henry, torna-se um grande amigo de Dorian e com a convivência e suas ideias arbitrárias, a cerca de tudo, acaba fascinando e conduzindo o rapaz de mente fraca a um caminho sem volta. A sua noção sobre moralidade, amor e vida vão se deturpando pouco a pouco, mas para Dorian e sua alma frágil ainda há esperança, pois a capacidade de amar e enxergar o belo ainda o torna um ser humano sensível e com coração bom, apesar de toda a sua futilidade e superficialidade.

Não entrarei em muitos detalhes, pois quero causar curiosidade para que você leitor, queira adquirir está obra e leia como eu a li.
   Em um ponto do enredo você irá notar que Dorian, que em outrora foi um rapaz encantador, meigo e muito influenciável, nesse ponto assume uma assume o seu verdadeiro eu, egoísta, superficial, narcisista e cruel. Para ele a coisa importante a partir daquele ponto é que mesmo cometendo todos os pecados, sua aparência continuaria sendo a do rapaz belo e imaculado, enquanto o quadro pintado assumiria toda a podridão de sua alma. Nada importa, já que sua beleza continuará imutável e o seu segredo eternamente guardado com o quadro.

   Além do livro, Dorian aparece também em filmes e series, recomendo a vocês: 
Penny Dreafdul - Seriado
O retrato de Dorian Gray - Filme
A liga extraordinária - Filme

   A leitura desse livro não é fácil,  mesmo assim a trama me instigou a continuar e continuar avançando ainda mais. Quanto mais lia, mais me surpreendia de como a natureza humana é falha e propensa a persuasão. 


ISBN 978-85-635660-43-8
Título: O Retrato De Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Peguin Classics Companhia Das Letras
Tradução: Paulo Schiller
Ano: 2012

Comentários

  1. Até hoje não li o livro, só vi o filme, mas to doida pra ler ^^
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mega interessante... é um personagem que sempre me chamou atenção... pelas características peculiares. Vale a pena viu.
      Beijos amiga, sua linda!

      Excluir

Postar um comentário